Estratégia de Atuação em Rede de Negócios: Estudo de Caso no Pequeno Varejo de Alimentos

Marcos Antonio Gaspar, Fabio Borgato, Isac Cordeiro de Lima

Resumo


O varejo é um dos principais canais de distribuição de alimentos e bens de consumo de todo o mundo. Nos últimos anos verificou-se que as grandes redes de supermercado têm buscado inserir-se nos bairros periféricos das grandes cidades através da instalação de lojas menores e mais próximas aos consumidores. Os pequenos mercados, em contrapartida, buscaram associar-se à redes de negócios, vislumbrando assim maior competitividade por meio do acesso à uma diversidade maior de fornecedores. Esta pesquisa buscou demonstrar a viabilidade da inserção de pequenos comércios varejistas de alimentos em redes de negócios lideradas por grandes atacadistas, bem como evidenciar as principais características envolvidas nessa operação e os benefícios auferidos pelos participantes associados à rede. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa através de entrevistas com o proprietário e o gestor de um supermercado associado a uma rede de negócios de varejo de alimentos. A pesquisa evidenciou que a associação fortaleceu a marca do mercado na vizinhança por meio de ações de marketing, padronização visual das lojas, maximização do layout, promoções e propaganda. Não obstante, a associação à rede de negócios mostrou-se uma importante estratégia diante da concorrência que ameaça inserir-se na região de atuação do mercado.

Palavras-chave


Varejo. Pequena empresa. Rede de negócios.

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DOI: https://doi.org/10.6034/327

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