Competitividade internacional das empresas brasileiras de insumos e equipamentos médico-hospitalar / International competitiveness of brazilian companies of health care and medical equipments
Resumo
O presente trabalho apresenta o posicionamento do Brasil no comércio internacional de produtos médico-hospitalares. Analisa dados do comércio externo de instrumentos médicos, produtos farmacêuticos, medicamentos e equipamentos médicos de diagnóstico de 179 países para verificar a evolução do comércio externo brasileiro e as grandes tendências do mercado internacional entre 1997 e 2004. Para posicionar o Brasil no contexto internacional optou-se por comparar os dados dos principais “líderes” e de países que negociam volumes próximos aos transacionados pelo Brasil. Constatou-se uma acentuada concentração mundial e um avanço importante, porém insuficiente, do Brasil no comércio internacional de produtos médicos.
The present paper is about the positioning of Brazil in the international trade of health care products. It analyzes data of external commerce of medical instruments, pharmaceutical products, medicines and medical equipment of diagnosis of 179 countries to verify the evolution of Brazilian external commerce and the great trends of the international market between 1997 and 2004. To understand Brazil in the international context, the paper compares data of the main leaders and countries that export volumes similar to Brazil. The paper concludes that, in this concentrated market, Brazil grew, although in an insufficient way, in the international trade of medical products.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.6034/541
Apontamentos
- Não há apontamentos.