Gestão ambiental com a comunidade: O caso da petmania
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância de ferramentas e modelos de gestão para ao prolongamento dos objetivos de uma Associação sem fins lucrativos. Este negócio classifica-se como Tecnologia Social atuando em área social, econômica e ambiental, melhorando a qualidade de vida das comunidades. O projeto influencia a comunidade local a se preocupar com o meio ambiente. Utilizou-se a metodologia de análise de modelo de negócio Canvas, que permite o estudo de diversas áreas na organização e à sua interligação: Segmentos de Clientes, Propostas de Valor, Canais, Relacionamento com Cliente, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades Chave, Parcerias Principais e Estrutura de Custos. Procedeu-se ainda à análise do componente estratégia, que permite a interligação entre os já referidos parâmetros e o cumprimento da Missão e da Visão. Conclui-se que os modelos de gestão e planejamento são essenciais ao sucesso de qualquer organização, e neste estudo de caso promove o desenvolvimento social no contexto atual de crise e gera consciência ambiental na comunidade buscando opções na geração de renda e diminuição da pobreza.
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002
BORNSTEIN, David (2007). How to Change the Wold: Social Entrepreneurs and the Power of New Ideas. Reino Unido:Oxford Univesity Press.ISBN: 978-0-19-533476 0.
COSTA, Adriano Borges, (Org.) Tecnologia Social e Políticas Públicas. -- São Paulo: Instituto Pólis; Brasília: Fundação Banco do Brasil, 2013. 284 p.
COLLIS, Jill. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DRAYTON, William (2006). Everyone a Changemaker. Social Entrepreneurship’s Ultimate Goal. Innovations; Volume 1; Issue 1. Ultimo acesso em 14 de Julho de 2016 Disponível em http://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/itgg.2006.1.1.80
DRUCKER, P. F. Inovação e espirito empreendedor. São Paulo: Biblioteca Pioneira de
Administração de Negócios, 1989.
DUBÉ, Line; PARÉ, Guy (2003). Rigor in Information Systems Positivist Case Research: Current Practices, Trends, and Recommendations. MIS Quarterly, Vol. 27 No. 4, pag. 597- 635: Dezembro de 2003.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, p. 61, 2002.
GONÇALVES-DIAS, Sylmara Lopes Francelino. Catadores: uma perspectiva de sua inserção no campo da indústria de reciclagem. [Tese, Doutorado em Ciência Ambiental] São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.
GONÇALVES-DIAS, Sylmara; RODRIGUES, Andrea; HERRERA, Carolina Bohórquez. O Social e o Econômico: a contribuição da Nova Sociologia Econômica. ENAPEGS maio 2012, p.02
GUEDES, Susana Raquel C. Análise de um Modelo de Negócio no Âmbito do Empreendedorismo Social: o caso “Pista Mágica”. Dissertação (Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão) – Faculdade de Engenharia da Escolado Porto, Porto, Portugal, 2011.
HERRERA, Amilcar (org.) América Latina: ciencia y tecnología en el desarrollo de la sociedad. Santiago de Chile: Ed. Universitária, 1970. Capítulo: Notas sobre la ciencia y la tecnología en el desarrollo de la sociedad, p.11-36.
IDE, Instituto de Desenvolvimento Evangélico, Disponível em , Acesso em: 1.Jul.2016.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. (1996). The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Harvard Business Press; 1st edition. ISBN: 978-0875846514.
LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W.; PETTY, J, W. Administração de pequenas empresas: ênfase na gerência empresarial. São Paulo, Makron Books, 1997.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves et. al. (2010). Criar Modelos de Negócio. Alfragide: Dom Quixote. Título original: Business model generation. ISBN: 978-972-20-4497-4.
RODRIGUES, I. ; BARBIERI, J. C. (2008). A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Pública, 42(6), 1069-1094.
SANTOS, Filipe M. (2009). A Theory of Social Entrepreneurship. ICTPI International Conference on Technology Policy and Innovation; 13-14 July 2009; Porto, Portugal.
SINGER, Paul Israel. Introdução à economia solidária. Fundação Perseu Abramo, 2002.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIEIRA, P. F.; CAZELLA, A.; CERDAn, C.; CARRIERE, J.P. (org.). Desenvolvimento Territorial Sustentável no Brasil. Florianópolis: APED: Secco, 2010.
YIN, R. Case study research: designs and methods. 6th. ed. London: SAGE Publications, 1994. WERNERFELT, Birger. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, Inglaterra, v. 5, n. 2, p. 171-180, Apr./June, 1984.
Apontamentos
- Não há apontamentos.