Educação empreendedora e negócios sociais: estudo de caso da concepção à implantação da disciplina Negócios Sociais no curso de Administração
Resumo
Objetivou-se neste estudo apresentar e discutir as relações entre a educação empreendedora e os negócios sociais, através do estudo de caso do processo de concepção à implantação da disciplina negócios sociais no curso de Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), sob as perspectivas analíticas e críticas dos discentes e docentes envolvidos no processo. Para a obtenção dos resultados foram utilizadas as pesquisas bibliográficas e documentais, o método do estudo de caso, com a utilização de técnicas de observação, entrevistas semi-estruturadas e diretas junto aos docentes e discentes, no período de junho a agosto de 2016. Os resultados obtidos sinalizaram que a implantação da disciplina negócios sociais nos cursos de Administração é considerada como muito importante sob as perspectivas dos discentes, assim como a associação à metodologias inovadoras que promovam maior integração e a aproximação da sociedade regional, por meio de discussões sobre os problemas socioambientais e vocações econômicas locais.
Texto completo:
PDFReferências
BARKI, E. Negócios de Impacto: tendência ou modismo? GVexecutivo, v. 14, n.1, p.14-17, 2015.
BORZAGA, Carlo; DEPEDRI, Sara; GALERA, Giulia. Interpreting social enterprises. Revista de Administração, [S.l.], v. 47, n. 3, p. 398-409, sep. 2012.
COMINI, G. M. Negócios sociais e inovação social: um retrato de experiências brasileiras. 2016. 166f. Tese (Livre-Docência em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016
COSTA, A. B. O desenvolvimento econômico na visão de Schumpeter. São Leopoldo: Unisinos, 2006.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 2008
DOLABELA, F.; FILION, L. J. Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 2, p. 134-181, 2013.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
FERREIRA, A. A.; REIS, A.C. F.; PEREIRA, M. I. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2002.
FILION, L. J. Vision et relations: clefs du succés de l’entrepreneur. Montréal : Éditions de l'entrepreneur, 1991.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GEM – GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Relatório Brasil. Disponível em: http://www.ibqp.org.br/upload/tiny_mce/GEM_2013_-_Livro_Empreendedorismo_no_Brasil.pdf. Acesso em: 4 de maio de 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
GUERRA, M. J.; GRAZZIOTIN, Z. J. Educação empreendedora nas universidades brasileiras. In: LOPES, R. M. A. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
JANCHAN, A. L.; COMINI, G. M.; DAMÁRIO, E. Q. Negócios sociais: a percepção, a consciência e o grau de interesse pelo tema para os alunos de graduação em administração. Administração: Ensino e Pesquisa. v. 17, n. 3, p. 537-566, 2016.
LIMA, E.; HASHIMOTO, M.; MELHADO, J.; ROCHA, R. Brasil: em busca de uma educação superior em empreendedorismo de qualidade. In: GIMENEZ, F. A. P.; CAMARGO, E. C.; MORAES, A. D. L.; KLOSOWSKI, F. (Orgs.). Educação para o empreendedorismo. Curitiba: Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná, 2014.
LIMA, E.; LOPES, R. M. A.; NASSIF, V. M. J.; SILVA, D. Oportunities to improve entrepreneurship education: contributions considering Brazilian Challenges. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 4, p. 1033-1051, 2015.
LOPES, R. M. A. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MAGRETTA, J. Why business models matter. Harvard Business Review, v. 80, n. 5, p. 86-92, 2002.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2007.
MARTINS, G. A. Estudo de Caso. São Paulo: Atlas, 2008.
MORAES NETO, A. E.; VALENTIN, N. Empreendedores de negócios com impacto social. In: BARKI, E.; IZZO, D.; TORRES, H.; AGUIAR, L. (Orgs). Negócios com impacto social no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2013.
OSTERWALDER, A. Business Model Canvas. Disponível em: http://alexosterwalder.com/. Acesso em: 29 de setembro de 2016.
PETRINI, Maira; SCHERER, Patrícia; BACK, Léa. MODELO DE NEGÓCIOS COM IMPACTO SOCIAL. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 56, n. 2, p. 209-225, abr. 2016 .
RIBEIRO, R. M. OLIVEIRA, E. A. A. Q. ARAUJO, E. A. S. A contribuição das instituições de ensino superior para a educação empreendedora. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 10, n. 3, p. 295-313, 2014.
ROCHA, E. L. C.; FREITAS, A. A. F. Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do pefril empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, p. 465-486, 2014.
RODRÍGUEZ, Aramis; OJEDA, Edwin. La innovación en los emprendimientos sociales: una tipologia. DEBATES IESA. Volumen XX. Número 4. Out. 2015.
SCHUMPETER, J. A. The theory of economic development. Cambridge: Harvard University Press, 1934.
SEBRAE - SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; ENDEAVOR. Empreendedorismo nas universidades brasileiras, ano de 2014. Disponível em: http://cer.sebrae.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Empreendedorismo-nas-Universidades-Brasileiras-.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2017.
SEBRAE - SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; ENDEAVOR. Empreendedorismo nas universidades brasileiras, ano de 2016. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-empreendedorismo-nas-universidades-brasileiras,6ad3352450608510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 10 de junho de 2017.
SILVA, M. F.; MOURA, L. R.; JUNQUEIRA, L. A. P. As interfaces entre empreendedorismo social, negócios sociais e redes sociais no campo social. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 42, p. 121-130, 2015.
YUNUS, M. Criando Negócios Sociais. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2010.
YUNUS, M. Palestra: "Uma Ficção Social Para a Educação - Empreendendo na Educação por uma Educação Empreendedora". Unibes. São Paulo/SP. Data: 06 de agosto de 2016.
YUNUS, M., MOINGEON, B., & LEHMANN-ORTEGA, L. (2010). Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long Range Planning, 43(2-3), 308-325. doi:10.1016/j.lrp.2009.12.005
Apontamentos
- Não há apontamentos.