Formação empreendedora: análise das características empreendedoras entre os estudantes do ensino técnico
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar se há diferença significativa quanto às características empreendedoras entre os alunos que estudaram e os que não estudaram a disciplina de empreendedorismo, com o intuito de identificar se os alunos que estudaram a formação empreendedora desenvolveram tais características. Para tanto, foi necessário a criação de um questionário que foi validado e testado. Os testes das hipóteses foram feitos por meio de estatísticas não paramétricas que são aplicáveis a variáveis ordinais qualitativas. Espera-se que esses resultados sejam de grande valia para auxiliar as instituições de ensino profissionalizante na análise do conteúdo programático da competência, módulo ou disciplina de empreendedorismo.
Texto completo:
PDFReferências
AGUSTIN-LACRUZ, M. D. C., GOMEZ-DIAZ, R.,FUJITA, M. S. L. Projeto colaborativo em ambientes digitais de atividades de aprendizagem e avaliação para aquisição de competências em informação e documentação. 2011, vol.23, n.2, pp. 89-94. ISSN 0103-3786.
BAQUERO, G. (1974) Testes psicométricos e projetivos. São Paulo: Loyola.
CEM Anos de Gestão. ExecutiveDigest, ed. 48. 2010. Disponível em: http://www. centroatl.pt/edigest/edicoes/ed48cap1.html>. Acesso em: 09 abr. 2015.
CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
CRONBACH, L.J. E MEEHL, P.E. Construct validity in psychological test. PsycologicalBulletin, n52, p. 281-302, 1955.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2010.
DIAS, Isabel Simões. Competências em educação: conceito e significado pedagógico. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2010, vol.14, n.1, pp. 73-78. ISSN 1413-8557.
DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor – Entrepreneurship. 6ª ed. São Paulo: Pioneira, 1985.
FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 34, n. 2, 1999.
GARTNER, W. B. “Who is an entrepreneur?” Is the wrong Question. American Journal of Small Business, 12(4), 11-32, 1989.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.6ª ed. - São Paulo: Atlas, 2012.
HASHIMOTO, M. Espírito Empreendedor nas Organizações. 3ª ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.
KATZ, J. A. The chronology and intellectual trajectory of American entrepreneurship education 1876-1999. Journal of Business Venturing. New York, v. 18, n. 2, p. 283, 2003
LAVIERI C. Educação... empreendedora? In: LOPES R. M. A. (org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e prática. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Sebrae, 2010.
LOPES, C. L. J. Educação empreendedora: um estudo do projeto empreendedorismo 10.0 aplicado aos alunos do Técnico em Informática. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. 1 (1): 39-40, 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 2015. Disponível em:. Acesso 25 novembro 2015.
NASCIMENTO, M. N. M. História, trabalho e educação no Brasil: os primórdios da educação profissional. Germinal: Marxismo e Educação em debate. Londrina, v. 3, n. 2, p. 15-25, dez. 2011.
NASSIF, V. M. J. Aspectos Afetivos e Cognitivos: Uma Relação Indissociável para Compreender o Comportamento do Empreendedor. Goiânia: VIIIEGEPE (2014).
NECK, H. M., GREENE, P. G. Entrepreneurship education: Known worlds and new frontiers. Journal of Small Business Management, 49(1), 55-70, 2011.
PEREIRA, J.C.R. Análise de dados qualitativos. Estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais.São Paulo: EDUSP (1999).
PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
ROCHA, E. L. C; FREITAS, A. A. F. Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor. Rev. adm. contemp. 2014, vol.18, n.4, pp. 469-470.
SANCHES, C., MEIRELES, M.,& DE SORDI, J. Análise Qualitativa Por Meio da Lógica Paraconsistente: Método de Interpretação e Síntese de Informação obtida Por Escalas Likert. III encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. João Pessoa/PB. 2011.
SCHMIDT, S., & BOHNENBERGER, M. C. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Revista de Administração Contemporânea, 13(3), 450-467. 2009.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e ciclo econômico. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
SOUZA, E.C.L.de. Empreendedorismo: da gênese à contemporaneidade. In: SOUZA, E. C. L. de; GUIMARÃES, T. de A. Empreendedorismo além do plano de negócios. São Paulo: Atlas 2005.
TEIXEIRA A. Educação Profissional 2009. Disponível em: . Acesso 29 abril 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.