Inovações no Ensino Superior de Administração: publicações nacionais e internacionais de 2010 a 2019

Lana Montezano, Sandson Barbosa Azevedo, Ana Cristina Coelho Barroso Fernandes, Luana Soares Rissardi

Resumo


A evolução tecnológica e as transformações dos processos de aprendizagem geraram mudanças na formação do discente ao mercado de trabalho. O objetivo deste artigo foi identificar estratégias e metodologias inovadoras adotadas no Ensino Superior de Administração, bem como possíveis dificuldades e ganhos obtidos com seu uso, a partir da produção científica nacional e internacional de 2009 a 2019. Analisou-se 47 artigos selecionados, a partir de critérios pré-estabelecidos, para levantamento das informações a serem consolidadas com uso de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os principais resultados foram: há baixa ocorrência de uso de formas inovadoras de ensino para o desenvolvimento de empreendedorismo e inovação; as formas inovadoras mais utilizadas foram a ferramenta TIC e a metodologia de aprendizagem baseada em problemas; os principais ganhos foram o desenvolvimento de competências e a oportunidade de relacionar teoria e prática; as principais dificuldades foram falta de suporte institucional e de preparo dos docentes.

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