Estratégia competitiva no varejo diante da pandemia Covid-19

Givaldo Guilherme dos Santos, Vânia Maria Jorge Nassif

Resumo


RESUMO

Esse artigo de natureza técnica se propõe a analisar a aplicabilidade de ações estratégicas em um arranjo de varejo também conhecido como mall, através de um plano de contingência investido durante a Pandemia Covid-19. Aspectos sobre a ótica do varejo em centros comerciais e da teoria da competitividade foram analisados tendo como objeto uma pesquisa empírica e as ações promovidas em um centro comercial. A fundamentação teórica revelou no campo da evolução do varejo, cenários intrínsecos relacionados as mudanças em novos tipos de arranjos dessa natureza. Os resultados apontaram com a aplicação das medias adotadas no plano de contingência a eficácia do método com a permanência de praticamente 80% dos postos de trabalho e a manutenção em torno de 70% das operações de varejo que conseguiram sobreviver e não colapsar financeiramente com o cenário da Pandemia Covid-19 no mall.

Palavras-chave: Estratégia competitiva, Varejo, Pademia Covid-19 , Mall.

Texto completo:

PDF

Referências


ACKOFF, R. L. The meaning of strategic planning. MicKinsey Quaterly, p.48-61, Summer 1966.

AGS Nacional. Disponível em: https://www.agsnacional.com.br/. Acesso em: 30.06.2020.

ALDAY, Hernan E. Contreras. Estratégias empresariais. Coleção Gestão Empresarial, v. 2, p. 15-25, 2002.

ALDAY, Hernan E. Contreras. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. Revista da FAE, v. 3, n. 2, 2000.

ALMEIDA, Jocely Santos Caldas; OLIVEIRA, Sarah Silva. Planejamento Estratégico em Empresas de Pequeno Porte. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2020.

ANDRADE, Winston Aparecido; CONTADOR, José Luiz; CONTADOR, José Celso. ARTEFATO PARA FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DE EMPRESAS: UMA APLICAÇÃO. Revista Inteligência Competitiva, v. 6, n. 1, p. 214-241, 2016.

ANSOFF, H. Igor. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.

ANSOFF, H. Igor. A nova estratégia empresarial. Atlas, 1991.

BAINES, Tim S. et al. Estado da arte em sistemas de serviço de produto. Anais da Instituição de Engenheiros Mecânicos, Parte B: journal of engineering manufacturing , v. 221, n. 10, p. 1543-1552, 2007.

BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S.; ROSEMBERG, Monica. Administração estratégica e vantagem competitiva. Pearson Educación, 2007

BERMAN, B.; EVANS, J. R. Retail management: a strategic approach. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall, 2007.

CASCELLA, Marco et al. Características, avaliação e tratamento do coronavírus (COVID-19). In: Statpearls [internet] . Publicação StatPearls, 2020.

CERVEIRA, Daniel Alcântara Nastri; DE SOUZA, Marcelo Dornellas. SHOPPING CENTER LIMITES NA LIBERDADE DE CONTRATAR. Saraiva Educação SA, 2017.

CONTADOR, José Celso. Campos e armas da competição. Novo modelo de estratégia. São Paulo: Saint Paul editora, 2008.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DA ROCHA ROBASKI, Eduardo et al. OMNICHANNEL COMO VANTAGEM COMPETITIVA NO VAREJO CALÇADISTA DO RIO GRANDE DO SUL. In: CLAV 2019. 2020.

DE LIMA, Márcio Targa; DE MENDONÇA NETO, Octavio Ribeiro; PELEIAS, Ivam Ricardo. Inadimplência de lojistas no setor de shopping centers: um estudo do custo total de ocupação baseado na análise de sobrevida. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2010.

DE OLIVEIRA, Catarina Reis. Estratégias empresariais de imigrantes em Portugal. Observatório da Imigração, ACIME, 2004.

DE SORDI, JOSE OSVALDO. Desenvolvimento de projeto de pesquisa. Saraiva Educação SA, 2017.

FALLER, Lisiane Pellini; DE ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro. Planejamento por cenários: preparando pequenas empresas do varejo de móveis planejados para um futuro competitivo. Revista de Administração, v. 49, n. 1, p. 171-187, 2014.

FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo Estratégia de Sobrevivência para Pequenas Empresas. Saraiva Educação SA, 2018.

FARIAS, Sandy Wene Ferreira; LIMA, Antônio Raniel Silva. Um estudo bibliográfico sobre o planejamento estratégico em micro e pequenas empresas. Entrepreneurship, v. 4, n. 1, p. 34-41, 2020.

FAYOL, Henry. Teoria clásica de la Administración. Francia, 1916.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços-: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. Amgh Editora, 2014.

GIANESI, Irineu GN; CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. In: Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GIULIANI, Antonio Carlos. Administração de varejo para pequenas e médias empresas. São Paulo: Paco Editorial, 2014.

GONÇALVES, Carlos Alberto; GONÇALVES FILHO, Cid; NETO, Mário Teixeira Reis. Estratégia empresarial. São Paulo: Saraiva Educação, 2017.

IBEVAR. Projeções para o varejo. Disponível em: https://www.ibevar.org.br/pesquisas-simples/resultado-geral-intencao-de-compra-2020.pdf. Acesso em: 28.06.2020.

KIM, Woohyoung; Kim, Hyun; HWANG, Jinsoo. Crescimento sustentável para os trabalhadores independentes no setor de varejo, com base no patrimônio do cliente, na satisfação e na lealdade do cliente. Journal of Retailing and Consumer Services , v. 53, p. 101963, 2020.

KOESTERS, Haley Ana. [Espaço disponível] reinventando o shopping suburbano . 2018. Tese de Doutorado.

KOTLER, P.. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Pretence Hall, 2000.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) – Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca – Acesso em: 28.06.2020.

MINTZBERG, H. Rise and fall of strategic planning. Simon and Schuster, 1994.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári da estratégia. Bookman Editora, 2009.

MÜLLER, Cláudio José. Planejamento estratégico, indicadores e processos: uma integração necessária. São Paulo: Editora Atlas, 2014.

PADILHA, Pablo; CÂMARA, Samuel Façanha; DE LIMA, Brenno Buarque. A PERCEPÇÃO DA ALTA GESTÃO SOBRE AS PRINCIPAIS BARREIRAS À EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 12, n. 2, p. 3-24, 2020.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. Editora Atlas, 2000.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Gulf Professional Publishing, 1999.

PRAHALAD, Coimbatore Krishnarao; HAMEL, Gary. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Gulf Professional Publishing, 2005.

RAO, Fujie. Morfologias de shopping centers em transição: rumo a uma tipologia morfológica de sinergias de varejo. DESIGN URBANO Internacional , p. 1-18, 2020.

SANTOS, Givaldo et al. Novas estratégias em centros comerciais do tipo mall como diferencial competitivo: uma análise empírica no varejo. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 7, n. 1, 2018.

SEBRAE Pesquisa COVID-19 Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/26395e8d6cdfaad19dd180ac3d994b80/$File/19406.pdf - Acesso em 28.06.2020.

SILVA, Ana; TORRES, Pedro; AUGUSTO, Mário. A influência do design e do merchandising na lealdade do consumidor à Loja. In: XXX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica: cooperação transfronteiriça: desenvolvimento e coesão territorial: livro de resumos. Instituto Politécnico de Bragança, 2020. p. 13.

SINDILOJAS – Pesquisa COVID-19 Disponível em: https://sindilojas-sp.org.br/600-mil-empresas-ja-fecharam-e-desemprego-atinge-129-milhoes-de-pessoas/. Acesso em 28.06.2020.

SOUTHWORTH, Michael. Reinventando a rua principal: do shopping ao shopping da paisagem urbana. Revista de Desenho Urbano , v. 10, n. 2, p. 151-170, 2005.

TROVÃO, José; SILVA, Silva. Estratégia - o poder da gestão estratégica para identificar, explorar e resolver problemas. Leya, 2020.

WILLIAMS, John. Shopping centers: estratégia e gestão. São Paulo: Gouvêa de Souza & MD, 2008.

WOLF, Kathleen L. Contexto comunitário e varejo de shopping centers: resposta do público à paisagem da estrada. Registro de Pesquisa em Transporte , v. 2060, n. 1, p. 95-103, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.