A personalização de produtos e serviços para o novo perfil de consumidor
Resumo
A palavra de ordem no mercado de qualquer segmento atual é mudança. As mudanças estão acontecendo em todos os níveis e eixos, atingindo a todas as pessoas de maneira direta ou indireta. Elas acontecem em âmbito individual e coletivo, na política, economia, comportamento, nas relações sociais e na sociedade como um todo. Nesse cenário de incertezas e adotando por base a hipótese de que a segmentação não é mais a resposta adequada, mas sim a compreensão de que cada ser humano é único em sua essência e busca itens que reflitam sua personalidade e seus valores pessoais, este artigo tem por objetivo analisar ações de personalização em produtos e serviços como estratégias para diferenciação, visando atender ao novo perfil de consumidor no âmbito das micro e pequenas empresas. A metodologia do estudo envolve pesquisas bibliográfica e documental, assim como uma pesquisa de campo por meio da aplicação do Radar da Inovação em empresas da macrorregião de Jundiaí a fim de levantar os resultados obtidos por meio da personalização. Os resultados da pesquisa demonstraram que as empresas que trabalharam ações de personalização ao longo do Programa obtiveram um desempenho superior no tocante à dimensão Relacionamento (ou Experiência do Cliente) em relação às empresas que não trabalharam tais ações. Toda segmentação envolve uma certa generalização, o que pode ser uma armadilha para as empresas, tornando-as obsoletas não apenas para as inovações que poderiam implementar, como também para conhecer seu cliente, que deveria ser o centro de todas as preocupações de qualquer negócio.
Palavras-chave: Millennials, consumidor centauro, personalização
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