Tipologia de cultura organizacional empreendedora: proposta de processo de taxonomia da cultura organizacional de uma empresa com base na orientação empreendedora dos líderes
Resumo
Esta pesquisa propõe sete tipologias de cultura empreendedora e estabelece uma taxonomia com base na orientação empreendedora dos líderes propostas por Lumpkin e Dess (1996), Atuahene-Gima e Ko (2001), Sarasvathy e Dew (2005) e Oliveira Junior (2010), tais tipologias foram validadas e testadas em uma Escala tipo Likert, foram aplicadas em oitenta e duas empresas empreendedoras por meio de um questionário contendo sessenta questões, definindo a taxonomia dominante da cultura empreendedora de diferentes ramos de atuação de micros e pequenas empresas dentro de um raio de 100 km da cidade de São Paulo. Os resultados obtidos desta taxonomia foram: Cultura do Tipo 6 Cultura Formação de Parceria [CFP], 45,16%; Tipo 7 Cultura Orientada para o Mercado [COM], 25,81% ; Tipo 1 Cultura Autônoma [CA], 12,90%; Tipo 5 Cultura Competitiva Agressiva [CCA], 6,45% e em 5°. as Culturas do Tipo 2 Inovação [CI], 3 Capacidade de Assumir Riscos [CCAR] e 4 Proatividade [CPA] que apresentaram a mesma aderência, 3,23%.
Referências
ATUAHENE-GIMA, Kwaku; KO, Anthony. An Empirical Investigation of the Effect of Organization Science, v.12, n.1, p.5474, Jan/Feb., 2001.
BAQUERO, G. Testes psicométricos e projetivos: medidas psico-educacionais. São Paulo: Loyola, 1974.
CRONBACH, L, MEEHL, P. Construct validity in psychological tests. Psychol Bull 1955; 52: 281-302
DAVIS, J. A. Levantamento de dados em sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1976
DEAL, T. & KENNEDY, A. Corporate culture: the rites and rituals of corporate life. Massachutes, Addison-Wesley, 1982.
DONNELLY, Robert. The interrelationship of planning with corporate culture in the creation of shared values. Managerial Planning, v.32, i.6, 1984.
ERTHAL, T. C. Manual de Psicometria. 7. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. 144 p. ISBN: 85-7110-341-0.
FREITAS, M. E. de. Cultura organizacional: formação, tipologia e impacto. São Paulo: Makron McGraw-Hill, 1991. 135p.
HANDY, Charles. Como compreender uma organização. Ed. Jahar, 1976.
HARRISON, Roger. Understanding your organization´s character. Harvard Business Review, v.50, n.3, May-June 1972.
HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1980.
LUMPKIN, G T.; Dess, Gregory G. Linking Two Dimensions of Entrepreneurial Orientation to Firm Performance. Academy of Management Review, v.21, n. 1, p. 135-172, 1996.
OLIVEIRA JUNIOR, A. B.. O impacto da orientação empreendedora na performance das empresas brasileiras: Evidências de um estudo híbrido. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração), Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2010.
Ockert, D. (2005) Substantive Scale Verification: A Likert Scale Analysis and Critique of University Student Pedagogical Activity Preferences. JALT Hokkaido Journal, Vol. 9 pp. 48-64
PASQUALI, L. (2003). Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e educação. Petropolis, RJ: Vozes
PEREIRA, J.C.R. (1999) Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: Edusp.
REIMANN, Bernard C., WIENER, Y. (1998), Corporate Culture: Avoiding the Elitist Trap, Business Horizons, 31, 2, 8, 36-44, Mar-Apr 1988.
SANCHES, C.; MEIRELES, M. Lógica para consistente aplicada à Análise Qualitativa de Dados. São Paulo: Atlas, 2011
SARASVATHY, Saras D.; DEW, N. Entrepreneurial Logics for a Technology of Foolishners. Scandinavian Journal of Management, v.21, p.385-406, 2005.
SASHKIN, M.; KISER, K.J. Gestão da Qualidade Total na Prática. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
SCHEIN, Edgar. Culture: the missing concept in organization studies. Administrative Science Quarterly, p.229-240, 1996.
SELLTIZ, C.; JOHODA, M.; DEUTSCH, M.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa nas relações sociais. ed. revisada. Trad. Dante Moreira Leite. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1975.
SETHIA, N; VON GLINOW, M. A. Arriving at four cultures by managing the reward system. In: Kilmann et. al. Gaining control of the corporate culture. San Francisco: Jossey-Bass, 1985.
TROMPENAARS, Fons Educator. Nas Ondas da Cultura: como entender a diversidade cultural nos negócios. Tradução de Claudiney Fullman. São Paulo: Editora,1994. 199p.
WOOD JR, Thomaz; CALDAS; Miguel P. Transformação e Realidade Organizacional: Uma perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 1999. 316p.
DOI: https://doi.org/10.21714/
Apontamentos
- Não há apontamentos.