Carta do Editor (Vo. 2, No.3, 2013)
Resumo
Este número é composto por trabalhos oriundos fundamentalmente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista. O primeiro deles, de autoria de Alexandre Cappellozza e Gustavo de Moraes aborda a influência da infraestrutura de tecnologia da informação sobre a mobilidade computacional de usuários, um tema de tecnologia aplicada. Os autores mostra que há evidências de associação entre a infraestrutura de TI e o uso de dispositivos eletrônicos destinados a propiciar a mobilidade dos usuários das organizações.
O segundo trabalho é de Cláudia Giansante e aborda as práticas e valores como elementos da cultura organizacional. O estudo foi desenvolvido no setor de alimentação e os resultados sugerem que a cultura organizacional da empresa quando valoriza o profissionalismo cooperativo, profissionalismo competitivo satisfação e o bem-estar dos empregados, se obtém em contrapartida a execução de tarefas com eficácia e competência.
Elísio Menezes Junior no estudo de gestão sob o regime de permissão no cenário da cultura e do lazer no Brasil tem por objeto o parque Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, região do Grande ABC Paulista. A permissão é um contrato unilateral de natureza precária que constrói administrativamente um cenário peculiar de parceria entre o público e o privado, não existindo garantias mais substanciais de negócio em prol do parceiro privado, o que pode se tornar um fator crítico passível de ocasionar danos e prejuízos à parceria e aos resultados finais. Observar que o modelo de permissão não constitui uma Parceria Público Privada, visto que, em termos técnicos e legais, não versam nem obedecem à mesma sistemática estrutural; portanto, não convergem para os mesmos fins ou resultados. O autor constatou que a gestão em seu caráter multifacetado apresenta vertentes políticas e ideológicas, que se misturam aos aspectos jurídicos e normativos, de que resulta outra perspectiva quando concatenada a variáveis tais como: economia, capitalismo, liberalismo e burocracia.
Por fim temos o trabalho de Rita de Cássia Ferreira e Almir Martins Vieira abordando o trabalho docente e as tecnologias da educação. Os autores apresentam e descrevem alguns aspectos do processo de ensino na modalidade a distância e têm como objeto de estudo o professor mediador e o aluno. Concluiram que o professor mediador exerce um papel fundamental, nesta modalidade de ensino, de forma que a sua prática proporciona maior segurança ao aluno em relação ao processo de aprendizagem, uma vez que este professor está sempre disponível para sanar dúvidas e ajudá-lo a transpor as dificuldades. O desafio, deste professor – afirmam os autores - é estimular o aluno a criar sua autonomia educacional, de forma que este aluno consiga estabelecer, aprender e fazer avaliações crítico reflexivas sobre o conteúdo estudado.
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PDFDOI: https://doi.org/10.21714/
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