Um artefato para formulação de estratégia competitiva de empresas do setor de usinagem mecânica

Pedro Regis Dias Aguirre, José Luiz Contador

Resumo


A formulação de estratégias competitivas de empresas não é uma tarefa fácil, principalmente para empresas de pequeno porte que não dispõem de pessoal especializado nessa tarefa. Pesquisa desenvolvida sobre o assunto identificou no modelo de campos e armas da competição um procedimento formalmente descrito para esse fim, capaz inclusive de gerar artefatos. Além da facilidade de entendimento e aplicação, esse procedimento considera os preceitos que fundamentam as duas principais correntes de pensamento que focam a estratégia competitiva, a de Porter e a da Visão Baseada em Recursos. Com base nele desenvolveu-se o artefato apresentado neste trabalho que se destina à formulação da estratégia competitiva de empresas do setor de usinagem mecânica. Projetado com base em uma empresa piloto foi, em seguida, aplicado em três outras empresas. Os resultados foram bastante satisfatórios; além de ter se mostrado de fácil entendimento e aplicação, reduziu em cerca de 15 vezes o tempo gasto na aplicação do procedimento junto à empresa piloto.


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DOI: https://doi.org/10.21714/

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