GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE E PROPOSTAS DE MELHORIAS ÀS PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE SERVIÇOS
Resumo
O objetivo principal da pesquisa foi propor medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos de Gestão Estratégica da Informação (GEI) na pequena empresa, compatíveis com suas especificidades. Para avaliar as dificuldades e possibilidades das pequenas empresas no uso desses procedimentos, foi utilizado o artifício de compará-los aos procedimentos utilizados pela média e grande empresa. A GEI vem se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Porém, nas pequenas empresas, isso é realizado de uma maneira peculiar devido às suas especificidades, que apresentam diferenças significativas em sua forma organizacional. Empregou-se o método comparativo de casos e a pesquisa qualitativa; para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas, além da observação livre. Entre os principais resultados, constatou-se que as empresas estudadas se apoiam em fontes de informações informais para tomada de decisão. Foi possível afirmar que, no primeiro momento do processo estratégico, as informações informais e pessoais são mais valorizadas, mas ao passo que uma estratégia se instaura, todos os procedimentos da GEI facilitam a continuidade do que foi estabelecido. A GEI foi identificada como consciente e compartilhada nas grandes empresas, enquanto que, nas pequenas, é inconsciente e centralizada
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PDFDOI: https://doi.org/10.6034/70
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